Capítulo 37: Grandes Mudanças
Página (1/3)
Wang Dahua soltou gritos desesperados de medo. O fundo do poço era gelado e mal iluminado, e ela já estava apavorada o bastante.
Dessa vez, porém, também aprendera a ser mais esperta. Assim que caiu na água, prendeu imediatamente a respiração e não se debateu descontroladamente.
Su Yue observou a situação no fundo do poço e soltou uma risada fria enquanto contava o tempo. Quando Wang Dahua já não conseguiu mais prender a respiração e começou a se debater, engolindo água até se empanturrar, Su Yue tornou a puxá-la para cima.
Depois de torturá-la assim por várias vezes, Su Yue finalmente girou o sarilho e a trouxe de volta à superfície.
Dessa vez, Wang Dahua estava realmente apavorada. Já sentia medo de Su Yue. Sua barriga estava inchada de tanto beber água do poço.
Depois de içá-la, Su Yue não lhe lançou mais nem um olhar.
Wang Dahua, encharcada da cabeça aos pés, ficou esparramada no chão, parecendo um monte de lixo abandonado.
Su Yue disse às duas crianças:
— Pronto. Primeiro vão vestir roupas secas. Depois mamãe leva vocês à cidade para comprar roupas novas e alguns pãezinhos recheados de carne.
A queda de Wang Er’ya no poço evidentemente a deixara aterrorizada. Ela já havia despertado enquanto Su Yue castigava Wang Dahua.
Mas não ousava falar. Com frio e fome, limitava-se a encarar tudo com os olhos enormes, cheios de pavor. Sabia que sua mãe estava vingando-se por ela.
Quando Su Yue olhou em sua direção, a menina finalmente desatou a chorar.
Naquele momento, ela estava à beira do poço, observando o irmão tirar água, quando alguém a empurrara com violência e ela caíra diretamente dentro dele.
Lá embaixo estava tudo tão escuro. A água era gelada como gelo e entrava por sua boca sem lhe dar trégua. A sensação de sufocamento fizera com que se debatesse desesperadamente, mas seu corpo continuara afundando.
Depois, perdera os sentidos. Ainda assim, aquela sensação de sofrimento permanecera em seu coração, transformando-se em seu pesadelo.
— Pronto, já passou — disse Su Yue, caminhando até ela com voz gentil.
Wang Er’ya, tomada pelo medo, atirou-se diretamente em seus braços. Chorava tanto que mal conseguia respirar e só foi capaz de dizer, entre soluços:
— Mamãe... Er’ya está com medo... Lá dentro estava tão escuro... Eu quase me afoguei...
— Isso não vai acontecer. Mamãe está aqui e vai protegê-la.
Su Yue levou a menina de volta ao quarto do lado oeste.
Só então os vizinhos que haviam se reunido para assistir à cena se dispersaram em alvoroço.
Depois de ajudar as duas crianças a trocar de roupa, Su Yue saiu com elas.
Wang Er’ya acabara de passar por um grande susto, e a cidade ainda ficava muito longe. Por isso, Su Yue foi diretamente à casa de um aldeão que possuía uma carroça puxada por bois. Pagou dez moedas de cobre pelo aluguel e pediu que ele as levasse à cidade.
O dono da carroça era o caçador da aldeia.
Ele passava o ano inteiro caçando, vivia com relativo conforto e, nas horas vagas, ganhava algum dinheiro extra transportando pessoas com sua carroça.
As três se sentaram na carroça, enquanto ele conduzia em silêncio.
Era um homem alto e robusto, de pele escura e aparência feroz. Sua barba cheia parecia um amontoado de ervas daninhas, e sua voz trovejante despertava medo nas pessoas sem que elas soubessem por quê.
Página (1/3)
Página (2/3)
Wang Er’ya tinha muito medo dele e permaneceu encolhida nos braços de Su Yue.
Wang Dashan, por outro lado, não parecia assustado. De vez em quando, apenas observava as costas do homem.
No caminho para a cidade, encontraram muitas pessoas da aldeia.
Todos ficaram surpresos ao ver Su Yue e as crianças na carroça, pois sabiam que, na casa dela, quem mandava era Lin Lanjuan.
E Lin Lanjuan era famosa por ser sovina. Como poderia ter permitido que Su Yue gastasse dinheiro alugando uma carroça?
Assim, houve quem começasse a alimentar más intenções e parasse a carroça do caçador.
— Caçador, já que está indo para lá, dê-me uma carona.
O caçador manteve o rosto sério e respondeu com uma voz que parecia o badalar de um sino:
— Não. Esta carroça já foi alugada pela esposa de Fuguì. Não vou levar mais ninguém.
Se fosse outra pessoa, teria desistido e saído do caminho. Mas aquele homem era um conhecido vagabundo da aldeia, apelidado de Wang Pidão.
Como o caçador o recusara, ele se virou para Su Yue:
— Dona Su, seja bondosa e me dê uma carona. Que mal faria?
— Não. Somos apenas uma viúva e seus filhos. Não é conveniente.
Su Yue sentiu profunda repulsa ao observar aquele sorriso malicioso.
O homem tinha olhos furtivos, era magro a ponto de não parecer possuir nem duzentos gramas de carne no corpo, e seus olhos se moviam de um lado para o outro. No canto da boca havia uma pinta preta do tamanho de um feijão.
Mesmo depois de Su Yue recusá-lo, ele ainda insistiu e fez menção de subir na carroça.
— Não há problema algum, não há problema. É só uma carona.
Su Yue fechou a expressão. Aquilo era claramente um homem se aproveitando do fato de ela ser viúva. Moveu ligeiramente o pé e estava prestes a chutá-lo para fora quando o caçador reagiu mais depressa.
Su Yue sentiu um zumbido nos ouvidos e chegou a pensar que um trovão havia ribombado.
— Desça! Quem mandou subir?
O caçador berrou, fazendo Wang Pidão sair correndo, apavorado.
— N-não vou subir, não vou... Para que tanta violência?
Su Yue permaneceu sentada tranquilamente e, aproveitando a ocasião, apertou um pouco mais Wang Er’ya contra o peito. A criança chegara a estremecer com aquele grito.
O caçador continuou conduzindo a carroça. Quando encontrava conhecidos, cumprimentava-os; quando alguém perguntava, explicava que Su Yue havia alugado o veículo. Depois disso, não encontraram mais nenhum encrenqueiro.
Assim que chegaram à cidade, Su Yue levou as duas crianças até uma barraca de pãezinhos e comprou diretamente seis grandes pães recheados de carne, dois para cada um.
E que pãezinhos deliciosos! A massa era fina, o recheio abundante e a carne, perfumada e saborosa.
As duas crianças mordiam os pães com satisfação, deixando o suco escorrer pelos cantos da boca. Já fazia tanto tempo que não comiam carne que nem conseguiam se lembrar. Depois dos pãezinhos, Su Yue levou-as até uma barraca de raviólis e pediu três tigelas.
Página (2/3)
Página (3/3)
Quando haviam desfrutado de um tratamento assim? Provavelmente nunca tinham comido raviólis em toda a vida.
De fato, nada curava melhor do que uma boa comida.
Naquele instante, o trauma psicológico de Wang Er’ya foi completamente amenizado.
Depois de comerem os pãezinhos e os raviólis, os três ficaram empanturrados. De barriga cheia, Su Yue levou as duas crianças diretamente a uma loja de roupas prontas.
Comprou duas mudas de roupa para cada uma.
Depois que vestiram as roupas novas, Su Yue simplesmente jogou fora as antigas.
Como diz o ditado, a roupa faz o homem, assim como a sela adorna o cavalo.
Wang Er’ya vestia uma roupa cor-de-rosa. Embora o cabelo ainda estivesse um pouco desgrenhado, ela já parecia muito mais bonita.
Su Yue disse, satisfeita:
— Daqui a pouco mamãe compra duas flores para o seu cabelo. Quando eu arrumar minha Er’ya, ela vai parecer uma pequena fada saída de uma pintura.
Wang Er’ya acariciou alegremente a própria roupa, incapaz de conter o sorriso.
— Obrigada, mamãe.
Ela já nem conseguia se lembrar de quantos anos fazia desde a última vez que vestira roupas novas. Sempre usava as roupas que a irmã mais velha não queria mais.
Wang Dashan também tocava a roupa que vestia e, naturalmente, estava feliz. No entanto...
Ele olhou para Su Yue e disse de repente:
— Mamãe, eu não quero roupas novas.
— Por quê? — perguntou Su Yue, sem entender.
— Sou menino. Posso vestir qualquer coisa, então não quero. Compre algo para você.
Ao ouvir aquilo, Su Yue ficou surpresa. Só então entendeu o que Wang Dashan queria dizer e sorriu:
— Não se preocupe. Mamãe não vai se privar de nada. Depois de comprar as suas, também comprarei duas mudas para mim.
Wang Dashan ainda balançou a cabeça.
— Eu não quero. Mamãe trabalha duro para ganhar dinheiro. É melhor economizar.
— Há momentos para economizar e momentos para gastar. O dinheiro é ganho, não economizado.
Su Yue pagou diretamente, sem dar a Wang Dashan a chance de recusar.
Wang Dashan não teve como argumentar, mas impediu Su Yue de jogar fora as roupas antigas que haviam tirado.
Depois de comprar as roupas, Su Yue cumpriu sua promessa e comprou também flores cor-de-rosa para o cabelo de Wang Er’ya. Tomada por um impulso, ajudou a menina a fazer dois pequenos coques.
Agora ela estava ainda mais bonita. A transformação completa fizera com que sua aparência mudasse bastante.
Página (3/3)