Capítulo 34: Uma surpresa inesperada
Quem não tem nada a fazer não visita o templo dos três tesouros. Depois de enfrentá-los no salão principal, Afonso Anselmo agora ainda vinha procurá-la; sabe-se lá com que intenção.
— Não o receba!
Longe dos olhos, longe das preocupações. Ana não tinha a menor vontade de continuar fingindo cordialidade com aquela gente da família.
Assim que ela terminou de falar, a criada do lado de fora respondeu:
— O terceiro senhor disse que só queria conversar um pouco com a senhorita mais velha. Não tomará muito do seu tempo.
Ana franziu a testa, caminhou até a porta e a abriu.
— Onde ele está?
— Do lado de fora do pátio.
— Entendi. Pode ir.
Ana pegou uma pequena lanterna e dirigiu-se à entrada do pátio. Afonso estava parado do lado de fora e, ao vê-la, assumiu uma expressão um tanto constrangida.
— Você... está bem? Não se assustou com nada hoje?
Ana examinou o homem diante dela.
— Veio sondar-me?
Afonso ficou descontente por ser injustamente acusado.
— Só fiquei preocupado que você pudesse ter se ferido. Afinal, sua carruagem foi sequestrada.
— Não estou perfeitamente bem, diante de você? Além disso, a carruagem sequestrada nem sequer era aquela em que eu estava.
Vendo que Afonso ainda queria falar, Ana se adiantou:
— Se eu realmente tivesse sido vendida ao Pavilhão Fragrância Bêbada, acha que teria escapado com tanta facilidade?
Depois de dizer o que queria, Ana virou-se para ir embora, mas parou de repente e olhou novamente para Afonso.
— Se eu tivesse mesmo sido vendida ao Pavilhão Fragrância Bêbada, isso não teria realizado o desejo de vocês?
— Como poderia ser assim?!
Afonso retrucou por instinto:
— Se isso tivesse acontecido, eu certamente teria ido salvá-la!
Ana ficou imóvel por um instante, como se tivesse acabado de ouvir uma piada muito engraçada.
— A noite está avançada. Não o acompanharei até a saída.
Ao observar a irmã mais nova afastar-se, Afonso sentiu uma dor surda no peito. Teve a sensação de que ela estava cada vez mais distante dele.
Como o aniversário da avó materna seria dali a dois dias, mesmo depois do incidente ocorrido no dia anterior, Ana saiu de casa normalmente na manhã seguinte.
Depois de tratar a perna de Gustavo, Ana não voltou imediatamente à residência do primeiro-ministro. Em vez disso, levou Clara ao Pavilhão das Riquezas, na parte sul da cidade.
O Pavilhão das Riquezas do distrito sul vendia sobretudo joias e tesouros exóticos vindos das regiões ocidentais.
Ana lembrava-se de que, justamente na época do aniversário da avó materna, um certo bracelete de obsidiana seria encontrado ali por acaso e acabaria leiloado por um preço exorbitante.
— Prezadas clientes, que tal entrarem para dar uma olhada?
Assim que Ana e Clara desceram da carruagem, o funcionário à porta correu para recebê-las.
No primeiro andar do Pavilhão das Riquezas havia apenas artigos comuns das regiões ocidentais. Ana olhou ao redor sem demonstrar interesse.
— É só isso que vocês têm?
Ao perceber que as roupas de Ana não eram de uma família comum, o funcionário imediatamente as conduziu ao segundo andar.
— Prezada cliente, se procura algo mais raro, pode dar uma olhada no segundo andar. Mas os preços...
— Não há problema. Se eu encontrar algo que me interesse, o preço não será uma questão.
As peças do segundo andar eram evidentemente muito mais valiosas que as do piso inferior. Contudo, Ana não encontrou entre elas o suposto bracelete de obsidiana.
— Alguma coisa agradou à senhora?
O olhar de Ana pousou no canto da vitrine. Ela se surpreendeu levemente e avançou depressa.
— Isto é...
Ao perceber que Ana se interessara por um pedaço escuro de incenso no canto, o funcionário apressou-se a explicar:
— Este é um tesouro que o nosso proprietário trouxe das regiões ocidentais.
— Incenso Calmante. Faz qualquer pessoa dormir tranquilamente todas as noites. Um único pedaço custa cem taéis de ouro!
Clara olhou para o incenso, incrédula de que ele fosse tão milagroso quanto o funcionário dizia.
— Minha senhorita também sabe preparar incenso calmante. Cem taéis de ouro? Isso é um golpe descarado!
— Clara!
Ana a interrompeu e então disse:
— Ficarei com este pedaço.
O funcionário imediatamente retirou o incenso da vitrine.
— Pois não! Vou embrulhá-lo agora mesmo. Depois, por favor, passe no térreo para efetuar o pagamento.
Enquanto pagava no andar inferior, Ana de repente notou um sapo dourado sobre o balcão. Em cima da cabeça dele havia um bracelete feito de pedras negras.
Seu coração deu um salto. Ela pegou as pedras e sentiu na palma da mão o toque frio e suave do jade.
— A senhora se interessou por este bracelete?
O funcionário, que acabara de embrulhar o incenso, percebeu a curiosidade de Ana e, pensando em conquistar uma cliente habitual, disse:
— Se gostou dele, pode levá-lo de presente.
— É uma peça defeituosa que o nosso proprietário encontrou nas regiões ocidentais. Ninguém nunca a quis, por isso ficou aqui. Se a senhora gostou, pode ficar com ela. Só esperamos que continue visitando nossa loja no futuro.
Ana fechou a mão em torno das contas e sorriu.
— Está bem. Então não farei cerimônia.
Antes de partir, Ana não apenas pagou cem taéis de ouro pelo incenso, como também deu ao funcionário uma generosa gorjeta em prata.
O homem agradeceu repetidamente e garantiu que, sempre que chegassem novos tesouros ao Pavilhão das Riquezas, seria a primeira pessoa a ser avisada.
Já na carruagem, Clara começou a reclamar:
— Senhorita mais velha, eram cem taéis de ouro! E tudo isso por um simples pedaço de incenso ordinário? A senhora mesma sabe prepará-lo. Ele claramente a enganou para arrancar dinheiro!
— Sua tolinha.
Ana sorriu.
— Aquilo não era incenso calmante. Era o raro incenso de chifre de rinoceronte.
— Incenso de chifre de rinoceronte?
Clara não compreendeu.
— Esse incenso é tão precioso assim?
Ana acariciou a caixa que segurava.
— Quando queimado, o incenso de chifre de rinoceronte exala uma fragrância singular e faz as pessoas adormecerem profundamente. Mesmo que alguém abrisse o ventre de uma pessoa adormecida, ela não despertaria.
Clara cobriu os lábios, atônita.
— Isso... isso é perigoso demais!
— Para tratar doenças e salvar vidas, é algo bom. Afinal, nem todos conseguem suportar a dor de raspar o osso para curar uma ferida.
Ana ergueu uma ponta da cortina da carruagem e olhou para fora.
— Ainda está cedo. Vamos comer alguma coisa antes de voltar.
— Sim, senhorita.
Assim que desceram da carruagem, Clara apertou de repente a mão de Ana e exclamou em voz baixa:
— Senhorita mais velha! Olhe! Aqueles dois não são a senhorita mais nova e o jovem senhor da mansão do marquês?
Ana ergueu os olhos e viu os dois caminhando em direção ao restaurante, de braços dados.
Embora Beatriz usasse um chapéu com um longo véu, Ana reconheceu sua silhueta de imediato. Puxou Clara e virou-se depressa.
— Não olhe para trás!
Depois de esperar algum tempo, Ana perguntou em voz baixa:
— Eles entraram?
Clara voltou a cabeça com cautela. Ao ver que não havia ninguém na entrada, respondeu baixinho:
— Senhorita mais velha, acho que sim.
— Vamos. Nós também entraremos.
Clara tentou impedi-la às pressas.
— Senhorita mais velha, se a senhorita mais nova descobrir e voltar para contar à madame...
Ana curvou os lábios num sorriso.
— Quem deveria ter medo de ser descoberta é ela, não eu. Ela ainda quer se casar com o príncipe e tornar-se princesa consorte, mas, pelas costas, já se envolveu com Mauro. Que habilidade extraordinária!
Ao entrar no restaurante, Ana examinou o salão do térreo, mas não viu os dois. Então ergueu os olhos para o andar de cima.
Nesse momento, o ajudante do estabelecimento aproximou-se.
— O que as senhoras gostariam de comer? Podem sentar-se lá dentro.
Ana tirou um lingote de prata e colocou-o na mão do rapaz.
— Há pouco, uma mulher usando um chapéu com véu entrou neste restaurante. Quero sentar-me à mesa ao lado da dela. Acha que pode dar um jeito?
O ajudante já vira situações semelhantes muitas vezes. Guardou a prata junto ao peito e abriu um sorriso.
— Prezada cliente, por aqui, por favor!