Capítulo 146: Retorno
“Uma boa notícia é que lutei contra o Balrog; embora o processo tenha sido um pouco árduo e destruído muitos edifícios, ele não levou a melhor.”
“E a má notícia?”
“Nós lutamos na sua terra natal.”
“Bem, essa notícia é realmente boa; pelo menos, no futuro, por um bom tempo após reconquistarmos Moria, não precisaremos nos preocupar em ficar sem o que fazer.”
Thorin falou com serenidade, mantendo o controle emocional.
“Ora, não se importe com esse pequeno detalhe; pelo menos o lugar ainda está razoavelmente inteiro e, afinal, estou aqui.”
Levi deu-lhe um tapinha no ombro.
“Você tem razão.”
Thorin assentiu lentamente, mas seu semblante não demonstrou o menor sinal de alívio, tornando-se, pelo contrário, cada vez mais solene.
“O quê? Acaso não confia em mim?”
Levi perguntou sem rodeios.
“Não, eu acredito que com a sua ajuda tudo é possível.”
“Apenas…”
“O Balrog, ele realmente ainda está lá.”
“A reconquista de Moria provavelmente ainda vai demorar muito, e a esperança é escassa.”
Thorin desabafou: “Balin sempre quis muito fazer isso. Há poucos dias, ele me disse que, assim que todos os parentes retornassem e os equipamentos e armas estivessem prontos, lideraria um exército para retomar Moria.”
“Claro, isso também é o que eu quero fazer.”
“Sabe, Levi, nós, os anões, passamos a vida sempre perdendo nossos lares e vagando: primeiro Moria, depois as Montanhas Cinzentas, e em seguida Erebor…”
“E aquilo que usurpa nossas casas é sempre algo que não conseguimos combater.”
“A alcateia de dragões de frio, o dragão de fogo Smaug, o Balrog.”
“Nunca desistimos de lutar contra eles, mas…”
Thorin suspirou.
O ambiente montanhoso de que os anões dependiam para sobreviver era sempre bastante perigoso. Viver na superfície atraía dragões famintos pelo cheiro de ouro e prata, enquanto cavar fundo demais os fazia encontrar o Balrog. Além dessas feras enormes, havia incontáveis Orcs feios espalhados pelas montanhas, sob o controle direto de Sauron.
Cercados de inimigos por todos os lados, nenhum deles era fácil de enfrentar.
Levi também não sabia bem o que dizer.
Todas as armadilhas imagináveis na Terra-média pareciam ter sido acionadas pelos anões.
“Pelo menos agora tudo está caminhando para um rumo melhor, não é?”
“Sim, acredito que vai melhorar cada vez mais.”
“Ah, mais uma coisa.”
Levi disse de repente: “Trazer o Machado de Durin de volta também contou com a ajuda dos elfos.”
Thorin interrompeu seus movimentos e olhou para Levi.
“Foram os elfos de Lórien, liderados pessoalmente pela Senhora Galadriel, que trouxeram um grande exército para fora da Floresta Dourada e usaram o poder dela para repelir o Balrog.”
“É aquela feiticeira lendária capaz de enfeitiçar as mentes... Não, quero dizer, é essa senhora que domina a magia?”
“Sim.”
“Compreendi.”
Thorin assentiu, com as sobrancelhas franzidas.
“Se houver oportunidade, agradecerei a ajuda daquela senhora; não ficarei devendo favores a eles.”
“Ainda bem.”
O assunto foi temporariamente encerrado.
No dia seguinte após Levi trazer o Machado de Durin para Erebor, uma grandiosa cerimônia foi realizada.
O rei discursou com eloquência do alto da plataforma, anunciando aos súditos o retorno do maior tesouro do povo de Durin.
Por trás do retorno do tesouro, a batalha entre Levi e o Balrog, bem como os perigos enfrentados nas profundezas de Moria, foram recontados com cores vivas e um toque de exagero.
O homem e o Balrog travaram uma luta feroz por vários dias nas profundezas de Moria, lutando até que os portões fossem destruídos.
No final, o apoio e a assistência dos elfos da Floresta Dourada foram incluídos de má vontade na história; a menção foi breve, mas bastante rara nas lendas dos anões.
“Vamos apenas registrar o mérito deles por ora.”
“Hum, é só porque moramos muito longe, senão nem seria a vez deles!”
“Aquela feiticeira…”
“É a senhora da magia, nosso rei a chamou assim.”
“Bem, aquela senhora da magia... Ouvi dizer que ela é muito bonita. Aposto que a barba dela deve ser bem comprida.”
“Mas os elfos não têm barba?”
“Ué, talvez aquela senhora seja diferente?”
Independentemente do processo, o resultado foi que a reputação dos elfos entre os anões melhorou consideravelmente.
Ao mesmo tempo, um novo título começou a se espalhar entre os anões.
“O Inimigo do Balrog.”
Era alguém capaz de rivalizar com o Balrog; dizia-se que o Balrog não conseguia tirar vantagem dele e só podia ser espancado de volta para as profundezas da terra.
Seu nome era Levi.
Os anões entoavam seu título.
Mas, em outro lugar, esse nome havia se tornado um tabu.
“Ele.”
Pouco depois de Levi chegar à Montanha Solitária, uma figura alta, vestida com mantos negros e usando um capacete negro e pontiagudo, emergiu de Mordor.
O cavalo que montava era igualmente gigantesco, de aparência hedionda e coberto por uma máscara aterrorizante. Sua cabeça lembrava um crânio, e chamas malignas irrompiam das órbitas oculares e das narinas.
Se alguém desavisado o visse, provavelmente o tomaria por um dos Espectros do Anel.
No entanto, em termos de poder, identidade ou idade, ele talvez superasse a maior parte dos Nazgûl.
“A Boca de Sauron, o tenente de Barad-dûr, vos saúda.”
Dias depois, em um abismo profundo em Moria, aquele homem sombrio e altivo cumprimentou o Balrog com extrema cortesia, sem que o calor aterrorizante que preenchia as profundezas da terra o afetasse minimamente.
“Eu não gosto da cor da sua armadura.”
“... Peço desculpas por isso. Na próxima vez que nos encontrarmos, garanto que será de outra cor.”
“O que vocês querem?”
“Meu senhor disse que temos um inimigo em comum: ele, aquele humano.”
R estrondo —
Uma onda de calor capaz de assar qualquer forma de vida avançou, parando a poucos centímetros e quase derretendo a armadura.
“Então?”
Chamas irromperam da boca da criatura, simulando o som de uma fala.
A Boca de Sauron recuou dois passos e retirou um pergaminho mágico capaz de resistir a altas temperaturas.
“O senhor disse que, nas cavernas mais profundas e inacessíveis sob as raízes da terra, talvez ainda existam outras calamidades flamejantes adormecidas.”
“Isto aqui registra a magia negra capaz de invocar os de sua raça — caso eles realmente existam.”
“Isso pode exigir um pouco da sua assistência.”
Ninguém soube exatamente como a Boca de Sauron negociou com o Balrog.
Mas é certo que ele concluiu com excelência a missão que seu senhor lhe confiara.
Uma chama pulsante foi guardada em uma pequena e resistente caixa e levada de volta a Mordor.
Dias depois, outro grupo de Orcs partiu de Mordor e acampou nas profundezas do abismo de Moria; ao mesmo tempo, um novo líder dos Orcs de Moria emergiu.
A mudança ocorreu silenciosamente, a ponto de nem mesmo a próxima Floresta Dourada perceber tal agitação. Os cavalos esqueléticos que galopavam pelas terras selvagens pareciam envoltos por algum véu, passando despercebidos por todos.
Exceto por...
“O que é aquilo?”
Em uma área ermo, ao norte da Cidade Branca e na fronteira com os Pântanos dos Mortos, um patrulheiro escondia-se atrás de uma árvore, abaixando o corpo e espiando cautelosamente para fora.
“Mantos negros, cavalos parecidos com esqueletos, uma aura tão agoureira...”
“Será que é aquele Númenoriano Negro remanescente, a Boca de Sauron?”
O patrulheiro puxou o capuz para trás e olhou para longe.
“Talvez tenha havido alguma nova reviravolta nesta terra.”
“Mas eu estive ausente por apenas dois anos. O que poderia acontecer em dois anos?”
Farold encarou a figura negra que se afastava por um bom tempo e, ao certificar-se de que ele havia partido, emergiu de seu esconderijo, pisou na estrada e continuou sua jornada para o oeste das Montanhas Sombrias.
Era hora de visitar aquele Mago das Ermas.
Será que ele tem passado bem ultimamente?
Sempre houve uma enorme controvérsia sobre o número de Balrogs — principalmente porque o Professor Tolkien vivia mudando o cânone, alterando a história a cada dois por três.
Dizem que, quando um leitor lhe escreveu perguntando sobre os detalhes e apontando um furo em sua obra, ele respondeu ao leitor com: ‘Isso não é da sua conta’.
De qualquer forma, no final, Tolkien nunca afirmou com precisão quantos Balrogs existiam.
Num dia ele dizia que havia centenas, no dia seguinte dizia que eram apenas três ou quatro. Imagino que nem ele mesmo soubesse quantos deveriam ser.
Por isso, decidi simplesmente seguir o cânone de O Silmarillion.
Como diz o texto original de O Silmarillion:
“Os Balrogs foram destruídos, exceto por uns poucos que escaparam e se esconderam em cavernas inacessíveis nas raízes da terra.”
Em outras palavras, pode-se presumir que em algum abismo invisível ainda haja outros Balrogs dormindo, apenas sem anões ou qualquer outra criatura para despertá-los.