Capítulo cento e vinte e cinco: O Cristal da Verdadeira Sabedoria
Página (1/3)
“Como pode existir neste mundo algo tão perfeito…”
Saruman começou a se inquietar. Levantou-se, ergueu diante da janela a maçã dourada que segurava e examinou-a minuciosamente à luz do sol que entrava, sem conseguir desviar os olhos dela nem por um instante.
“O que é isto?”
Depois do assombro inicial, Saruman conteve à força a agitação no coração, voltou a sentar-se em sua cadeira e perguntou com aparente indiferença, desviando também o olhar da maçã dourada:
“Uma maçã dourada. Foi feita com uma enorme quantidade de ouro. Comê-la pode curar praticamente qualquer ferimento e, além disso, ela também pode protegê-lo, até certo ponto, contra a ameaça de armas cortantes.”
Levi respondeu:
“É extremamente preciosa. Cada vez que uma é usada, resta uma a menos no mundo. Espero que possa empregá-la no lugar adequado.”
Gandalf lançou um olhar a Levi, mas não disse nada.
“Ótimo, muito bom.”
Saruman guardou a maçã dourada dentro do manto e disse, com tom bastante satisfeito:
“Meu respeitável convidado realmente me trouxe um grande presente.”
“Posso garantir que, durante sua estadia, toda a sabedoria contida na torre estará à sua disposição.”
“Se houver algo que não compreenda, pode vir procurar-me nos andares superiores da torre. Se eu estiver disponível, responderei às suas perguntas.”
【Reputação de Isengard +30】
【Reputação atual: 30 (convidado)】
Que mão de vaca.
Na casa dos outros, trinta pontos de reputação geralmente significavam “amigável”. Com ele, ainda era apenas “convidado”.
Só se podia dizer que isso combinava perfeitamente com sua personalidade.
“Então não farei cerimônia.”
Justamente quando os três presentes pensavam que tudo estava resolvido, Levi acrescentou de repente:
“Na sala dali, se não me engano, há um palantír?”
“Você é realmente muito instruído.”
Saruman fez um elogio cheio de segundas intenções antes de prosseguir:
“Aquilo é um dos palantíres: o palantír de Orthanc. Uma das funções desta torre é justamente protegê-lo.”
“Posso dar uma olhada?”
“Não!”
As duas vozes soaram ao mesmo tempo.
Naquele assunto, Saruman e Gandalf, coisa rara, chegaram a um acordo.
“Por razões de segurança, recomendo que nosso convidado não tenha a intenção de tocar naquele palantír”, advertiu Saruman.
“Levi, esse objeto não pode ser usado levianamente. Um de seus portadores é Sauron. Ele certamente perceberá sua presença.”
Gandalf também tentou persuadi-lo.
“Esse é precisamente o meu objetivo.”
“Se ele puder me ver, então eu também poderei vê-lo.”
Levi levantou-se e disse:
“Estou curioso para saber o que ele tem feito ultimamente.”
Que imprudência.
Gandalf limitou-se a balançar a cabeça.
“Por acaso teme que ele me corrompa?”
Naquele momento, Levi realmente achava que os dois estavam fazendo tempestade em copo d’água.
“Você se esqueceu, Gandalf? Quando enfrentei Sauron diretamente em Dol Guldur, dei-lhe uma bela surra.”
“Mesmo frente a frente ele não pôde fazer nada contra mim. A uma distância tão grande, acaso seria capaz de me fazer alguma coisa?”
Página (1/3)
Página (2/3)
No futuro, Sauron conseguiria atacar através do palantír em grande parte porque, depois de acumular forças por tanto tempo, seu poder já teria se recuperado consideravelmente.
O Sauron de agora ainda estava muito enfraquecido. Era justamente uma boa oportunidade para enfrentá-lo.
“Embora você seja generoso, possui uma personalidade fatalmente imprudente.”
O cajado negro de Saruman surgiu de repente no campo de visão, seguido pelo manto branco.
Gandalf também se levantou.
“Que tal deixarmos isso para lá, Levi? Não há necessidade.”
Sem qualquer relação com interesses ou benefícios, naquele momento os dois estavam sinceramente preocupados com a segurança de Levi.
“Mas vocês dois estão aqui.”
“Ou por acaso há alguém presente que ainda não tenha enfrentado Sauron diretamente?”
Evidentemente, não havia.
Levi parou à porta, com as mãos na cintura, e disse:
“Que tal o seguinte: se eu der qualquer sinal de estar sendo corrompido por Sauron, mesmo que vocês me derrubem no chão com os próprios cajados, não farei a menor reclamação.”
“Isso…”
Gandalf franziu profundamente a testa. Será que era mesmo indispensável olhar através daquele palantír?
“Está bem.”
Para surpresa de todos, Saruman aceitou de imediato. Apertou com força o cajado negro, de aparência bastante resistente e com uma ponta espinhosa, parecendo ansioso para colocá-lo à prova.
Aquilo era a verdadeira intenção de Saruman — e qualquer pessoa podia perceber.
“Você… Ah.”
Gandalf balançou a cabeça repetidamente, murmurando coisas como “inconcebível”. Depois de pensar por um momento, também pegou seu cajado.
Assim, os três foram até a sala à direita.
Levi parou diante do palantír coberto por um pano.
Gandalf e Saruman posicionaram-se atrás dele, um de cada lado, observando-o atentamente, com os cajados firmemente apertados nas mãos.
“Sinto um certo frio nas costas.”
“Não se preocupe, meu convidado. Eu o observarei o tempo todo”, disse Saruman com voz suave.
“Eu também”, acrescentou Gandalf do outro lado.
“É justamente por isso que estou sentindo frio nas costas…”
Bem, de qualquer forma, por mais resistentes que fossem os cajados dos dois, não deveriam ser tão duros quanto o martelo de aço de Azog.
— Não. Talvez fossem.
Levi balançou a cabeça, estendeu a mão e ergueu o pesado pano negro diante de si.
O palantír apareceu por baixo dele, refletindo a luz das chamas nas velas do aposento.
Sua superfície era lisa e brilhante; o interior, negro como uma noite sem luz, lembrava uma grande ágata negra polida.
Os tênues pontos luminosos refletidos em sua superfície cintilavam e se deslocavam conforme o ângulo de visão mudava, como uma chuva sem luz em meio à noite absoluta.
Era profundo como o firmamento estrelado e caótico como uma noite chuvosa.
Mesmo sem considerar a magia que continha, aquele objeto já poderia ser considerado uma obra de arte grandiosa, preciosa e de qualidade incomparável.
Levi estendeu lentamente a mão para a frente. À medida que se aproximava, o palantír pareceu ser ativado. De repente, iluminou-se e conectou-se por iniciativa própria à consciência de Levi.
A sensação era semelhante a controlar diretamente algum tipo de dispositivo com a mente.
“Estou vendo…”
Página (2/3)
Página (3/3)
Algumas imagens começaram a cintilar no interior do palantír.
Gandalf e Saruman trocaram um olhar e também se aproximaram para observar.
A primeira imagem mostrava uma terra negra, árida e carbonizada, que se estendia até onde a vista alcançava. Não havia qualquer planta ou animal vivo, apenas alguns espinheiros secos que surgiam de vez em quando e, além deles, flores venenosas que se alimentavam de coisas malignas…
“Mordor.”
Gandalf pronunciou o nome daquele lugar.
“Boa parte de seu território é assim: desolada, sufocada pela morte e repleta de desespero.”
Enquanto falava, a imagem mudou. Surgiu uma região verde, mas envolta em uma atmosfera ligeiramente cinzenta. Um grande número de humanos maltrapilhos trabalhava nos campos; todos eram magros como esqueletos e pareciam abatidos, enquanto orcs os chicoteavam ao lado.
“Estas são as férteis terras verdes próximas ao lago Núrnen, na retaguarda de Mordor. Todos eles são humanos capturados por Sauron e transformados em escravos.”
“Grandes extensões de campos são cultivadas por escravos. A maior parte dos alimentos de Mordor vem daqui. É difícil imaginar quantas pessoas eles devem ter sequestrado…”
“Essas pessoas não deveriam ser tratadas assim.”
Levi guardou aquele lugar na memória e disse:
“Elas merecem ser libertadas.”
A imagem mudou novamente.
Um grande exército saiu por uma abertura nas Montanhas de Cinzas, ao norte de Mordor, e avançou em direção ao leste.
Aquele exército era extraordinário. Só no campo de visão de Levi havia dezenas de ologues vestindo armaduras completas de aço refinado. Eram uma das poucas espécies da Terra-média capazes de feri-lo diretamente, além de serem raras unidades de guerra mais resistentes e poderosas do que um golem de ferro.
Bastava olhar para os enormes malhos que carregavam: apenas o diâmetro deles já era maior que a altura de um homem adulto.
A direção em que avançavam era…
Rûn, terra dos Homens do Leste.
“Os Homens do Leste. Eles estão aliados a Sauron há muito tempo. No auge de seu poder, chegaram a destruir o reino de Rhovanion e avançaram até Rohan, representando uma ameaça considerável para Gondor.”
“Um dos Espectros do Anel, Khamûl, também é um Homem do Leste.”
“Mas por que estão marchando em direção a Rûn?”
Levi ficou profundamente intrigado.
“Será que alguma coisa aconteceu por lá?”
Gandalf balançou a cabeça. Também não conseguia explicar a situação. Apenas Saruman franziu o cenho, como se tivesse pensado em alguma possibilidade.
No instante em que Levi pretendia continuar controlando o palantír para exibir mais informações, todo o aposento mergulhou subitamente na escuridão, e todas as imagens desapareceram de dentro da pedra.
Um olho enorme, envolto em chamas ondulantes, surgiu em seu interior e refletiu-se nas pupilas de Levi.
Aquele olhar parecia capaz de atravessar o espaço. Fixou-se diretamente na pessoa diante do palantír, enquanto sussurros indistintos eram transmitidos à mente de Levi.
【Grau de corrupção: 0,001%】
A barra de progresso, imóvel por tanto tempo e aparentemente decorativa, deu de repente um pequeno salto.
“Sauron.”
Os três ficaram tensos.
Saruman foi quem mais se alarmou. Enquanto fitava aquele olho enorme, segurava o cajado com ambas as mãos e alternava continuamente o olhar entre o palantír e Levi, como se procurasse alguma oportunidade.
Gandalf ergueu o cajado diante do corpo. O anel de fogo em sua mão brilhava intensamente, dissipando parte da escuridão.
Levi, por sua vez, proferiu sua saudação cortês:
“Vejo que nos encontramos novamente, fracassado.”
Agradeço a Croissant pelo apoio de 1.500 moedas e a todos os amigos que votaram. Obrigado pelo apoio!
(Fim do capítulo)
Página (3/3)