Capítulo 143: Ele

Com um sistema de Mestre da Criação, viajei até a Terra-média. Chuva sem Luz 4701 palavras 2026-04-01 15:07:41

Talvez devido aos fatores ambientais, comparado a Valfenda, Lothlórien parecia ainda mais gélida e silenciosa.

Em Valfenda, ao menos havia o céu aberto e as montanhas para contemplar; em Lothlórien, ao erguer os olhos, encontravam-se apenas as folhas douradas e os ramos brancos como a neve, além das luzes suaves e amareladas que só podiam ser vistas à noite.

Uma era a serenidade ampla, a outra, a paz contida.

Ambas tinham, sem dúvida, o seu próprio encanto particular.

No salão principal, o senhor e a senhora de Lothlórien recebiam pessoalmente a Levi.

Celeborn e Levi sentavam-se descontraidamente em ambos os lados de uma pequena mesa, enquanto a senhora Galadriel ocupava o mesmo lado que Celeborn.

Com o desenrolar do banquete, sons de harpa e flauta ressoavam ao redor, e pratos requintados eram trazidos um a um, dispostos ordenadamente sobre a mesa.

A maioria consistia em sobremesas e pratos vegetarianos leves, com uma pequena quantidade de carne misturada entre eles, embora estes fossem colocados exclusivamente do lado de Levi.

Em relação à comida, Levi não era exigente; o limite inferior era simplesmente ser comestível, e, se necessário, ele conseguiria mastigar um pouco de carne em decomposição ou pão de larvas.

No entanto, ter boa comida era, naturalmente, a melhor opção.

Apesar de serem, em sua maioria, pratos vegetarianos e iguarias, aqueles poucos pratos eram preparados com bastante esmero, e percebia-se que muito esforço fora dedicado a cada um deles.

Após comer alguns bocados e provar um biscoito, Levi já estava satisfeito.

Não que seu apetite fosse pequeno, mas sim porque aquele biscoito chamava-se Lembas... Aquela iguaria restaurava uma barra inteira de saciedade com apenas uma unidade, além de possuir o efeito de revigorar quem o consumisse.

Ele fora servido como um prato separado.

Diga-se o que quiser, o sabor daqueles biscoitinhos amanteigados e crocantes era realmente excelente.

Terminando o pequeno pedaço de Lembas que restava em seu prato, Levi perguntou:

— Gosto muito destes biscoitos, posso levar alguns comigo?

Ele fez um pedido para viagem.

Tendo viajado por toda parte nos últimos dois anos e sendo tratado onde quer que fosse, Levi já havia se acostumado àquela situação. Seu pedido foi feito de maneira bastante natural, sem a menor ponta de constrangimento ou timidez.

— Certamente, temos o prazer de compartilhar com nossos amigos.

Celeborn e Galadriel acenaram com a cabeça em conjunto e, com um gesto largo, ordenaram que providenciassem.

— Agradeço a generosidade de vocês.

— Para um herói capaz de resistir a um Balrog, qualquer generosidade é justa.

Celeborn elogiou com estas palavras e foi direto ao ponto:

— Aliado, posso perguntar de onde veio o anel em sua mão?

— Ele parece possuir propriedades extraordinárias.

— Eu mesmo o fiz.

Levi retirou um anel e o estendeu, dizendo:

— Nele reside o poder da proteção, capaz de blindar seu portador contra malefícios.

O casal do outro lado da mesa trocou olhares, e por fim Celeborn tomou o anel, colocando-o diante de si para examiná-lo minuciosamente.

— Proteção...

Ele murmurou baixinho, antes de passar o anel dourado para Galadriel, ao seu lado.

— Não há qualquer vestígio de corrupção nele.

Após contemplá-lo por um instante, a senhora Galadriel declarou:

— Posso sentir que tudo o que ele possui é a força pura da guarda.

Ela balançou a cabeça.

Comparado ao Anel da Água, aquele poder de "proteção" não era particularmente forte; tratava-se apenas de uma salvaguarda física elementar, sem sequer tocar o conceito de poder soberano.

— Como a obra de um artesão, este anel é notável, e o ofício nele contido está longe de ser alcançado por mortais.

— É deveras esplêndido.

Celeborn devolveu o anel, proferindo um elogio sincero ao mesmo tempo em que se sentia aliviado.

Ainda bem, tratava-se apenas de um, oh não, de dois anéis imbuidos de magia, e não de um dos Grandes Anéis de Poder.

Sendo assim, não havia problema.

Ambos os elfos soltaram um suspiro de alívio.

Afinal, tratava-se de um senhor humano capaz de rivalizar de igual para igual com dragões e Balrogs. Caso perdesse o juízo, o perigo que representaria não seria menor que o de Sauron; o alvorecer de uma nova era poderia até mesmo vir a ser marcado por suas ações, e não seria surpreendente se a primeira frase dos livros de história fosse: "Aquela foi a era que combateu o senhor tirânico".

Ainda bem que tal coisa não aconteceria.

— Então, o lendário desbravador das terras selvagens, o matador de dragões, o fundador das cidades livres... e assim por diante... Levi, qual seria o propósito desta sua viagem?

Celeborn recitou os títulos de Levi de uma só vez, mantendo a respiração perfeitamente calma.

— Seria uma missão exclusiva para desafiar o Balrog?

— Não, isso estava fora dos meus planos.

Levi balançou a cabeça e explicou:

— Apenas achei que passar por Moria seria mais curto, além de haver a possibilidade de encontrar algumas coisas boas por lá. Oh, claro, sou aliado dos anões, eles não se importariam que eu retirasse alguns pertences de lá para uso próprio.

— No início, eu não pretendia travar combate com o Balrog; foram aqueles orcs barulhentos que o despertaram das profundezas da terra.

— Isso não fazia parte do meu plano.

Afinal, se ele realmente pretendesse enfrentar o Balrog desde o princípio...

Moria teria de mudar de nome para Poço das Águas Profundas já no dia seguinte.

— Ah, a propósito, também encontrei isto por lá.

Levi retirou o machado de guerra prateado que havia encontrado no pequeno aposento.

— Isto é...

Galadriel fixou o olhar no machado por alguns instantes antes de declarar:

— Ele possui profundos laços com o povo de Durin; deve ser uma de suas relíquias mais preciosas.

— Compreendo.

Levi guardou o machado.

— Irei devolvê-lo aos anões.

— Excelente.

Celeborn balançou a cabeça e, em silêncio, ergueu sua taça de pé longo para beber um gole solitário.

Seus pequenos movimentos não passaram despercebidos por Levi.

Levi piscou os olhos, desviou o olhar para o lado e deu um sorriso sem jeito.

Quase havia se esquecido.

Aquele senhor parecia não apreciar muito os anões — um de seus parentes queridos fora assassinado por eles.

Esse havia sido o alvorecer do rancor entre os anões e os elfos; os anões, consumidos por sua própria cobiça, assassinaram o rei de Doriath, desencadeando posteriormente uma série de guerras.

Como testemunha ocular daquela traição e príncipe de Doriath, por mais que tentasse, o senhor élfico jamais conseguiria nutrir qualquer afeto pelos anões.

Ele desconfiava e detestava os anões.

Se Thranduil fosse convocado até ali, aqueles dois certamente encontrariam imensos tópicos em comum.

E com um beberrão no meio deles, era provável que acabassem saindo para caçar briga com os anões após alguns goles, fazendo com que Thorin tivesse de correr mais de mil quilômetros para pedir socorro a alguém...

— Ah, é verdade.

Levi mudou de assunto:

— Como agradecimento pelo apoio de Lothlórien, por favor, aceitem isto.

Ele tirou duas maçãs douradas.

Assim que aquele objeto redondo, puro e de brilho dourado apareceu, o senhor e a senhora da floresta foram imediatamente cativados por ele.

— Espero que isto sirva como testemunho de nossa amizade.

— Tão belo e precioso.

A senhora Galadriel aceitou as maçãs delicadamente, mantendo o olhar fixo nelas por um longo tempo, visivelmente muito satisfeita.

Celeborn também assentiu repetidamente, expressando sua gratidão.

— Guardarei esta amizade em minha memória.

O valor de reputação aumentou um pouco mais, mas isso já não importava, pois ele não precisava daquela mixaria.

Deixando de lado os detalhes insignificantes e entregando seus pequenos presentes, Levi finalmente revelou o verdadeiro propósito daquela viagem:

— Vim por causa das árvores Mallorn.

— Espero conseguir uma semente delas. No caminho até aqui, Levi já havia utilizado lentes para estudar as árvores Mallorn à beira do caminho; os tipos de elementos mágicos contidos nelas eram exatamente iguais aos da Árvore de Prata, sendo ainda mais abundantes em quantidade.

Em outras palavras, aquilo podia ser um material de qualidade superior ao da Árvore de Prata.

Árvores Mallorn.

O assunto não era nem trivial nem excessivamente grandioso.

Em circunstâncias normais, sementes de árvores mágicas exclusivas daquela floresta dourada certamente não seriam reveladas ao exterior, mas sempre havia exceções para tudo.

Celeborn olhou para sua esposa, e Galadriel acenou com a cabeça para ele.

Os dois chegaram a um consenso.

— Mais tarde, escolherei pessoalmente uma semente vigorosa para você.

Terminada a conversa sobre negócios, o banquete de recepção, bastante sóbrio, encerrou-se pouco tempo depois.

Nesse momento, Levi começou a sentir saudades daquele velho de túnica cinzenta.

Se ele estivesse presente, o banquete de recepção teria sido muito mais animado; aquele sujeito conseguia encontrar assunto com qualquer um e conversar por horas a fio.

Faltava ali um mago para quebrar o gelo.

Ao sair do salão principal, um elfo logo se aproximou para servir de guia a Levi.

Levi virou a cabeça e percebeu que se tratava de um velho conhecido.

Era o capitão dos elfos.

— Encontramo-nos novamente. Os aposentos de hóspedes estão preparados, por favor, venha comigo.

Ele conduziu Levi até uma plataforma com uma vista belíssima e preparou-se para se retirar.

No entanto, Levi o chamou.

— Espere, qual é o seu nome?

O jovem capitão élfico claramente demonstrou surpresa, mas respondeu imediatamente:

— Haldir, este é o meu nome.

— Imagino que você seja um elfo valoroso em combate. Ao enfrentar o Balrog, vi que você se libertou rapidamente do pavor e deu o sinal para o contra-ataque.

— Agradeço seus elogios.

Haldir sorriu e disse:

— Essas pequenas coisas não provam nada. Na verdade, sou apenas um humilde guardião das fronteiras, encarregado habitualmente de liderar um pequeno grupo para proteger a segurança do norte da floresta; além disso, quase nunca ponho os pés fora dela.

— Compreendo.

Levi assentiu e perguntou:

— Poderia me apresentar o ambiente daqui? Gostaria de dar uma volta, há algo a que eu deva prestar atenção?

— O senhor é nosso ilustre convidado, pode ir a qualquer lugar.

— Ao sul daqui fica o portão da cidade, a oeste e a leste há plataformas elevadas e pequenas cabines onde se pode desfrutar de uma excelente paisagem, e ao norte há um jardim onde quase ninguém vai à noite, sendo particularmente tranquilo nesse horário.

— Entendido, obrigado.

— É meu dever.

Haldir fez uma leve reverência e retirou-se por ora.

Seguindo as instruções recebidas, Levi olhou para um lado e para o outro, ora subindo em árvores para contemplar o horizonte e cumprimentar os moradores vizinhos, ora correndo para a margem do rio para pescar um baiacu de costas para todos os outros elfos.

— Temos esse tipo de criatura em nosso rio? — perguntou um elfo, estupefato.

— Não sei, nunca vi tal coisa.

Um elfo ao lado, com certa experiência em pescaria, balançou a cabeça.

— Espera, ele por acaso está pescando semI isca?

Como aquele peixe havia sido fisgado?!

Novos boatos bizarros foram adicionados à lista.

Após apreciar a bela paisagem de Lothlórien, naquela mesma noite, Levi não retornou aos aposentos nem foi dormir; em vez disso, dirigiu-se ao jardim isolado mencionado por Haldir.

A floresta dourada permanecia imóvel à noite, tão silenciosa que parecia que o tempo havia parado.

Apenas a luz das estrelas que penetrava pelas fendas das folhas e o murmúrio ocasional do vento atestavam o fluxo das coisas ali.

Caminhando pelo jardim, Levi avançou até chegar a uma clareira.

Seu olhar foi inevitavelmente atraído por um objeto.

Tratava-se de uma bacia de prata cheia d'água, colocada sobre um pedestal de pedra.

Ao postar-se diante do pedestal, Levi pôde ver claramente o seu próprio reflexo na bacia.

— Deseja olhar?

Uma voz soou de repente. Ao virar-se, viu uma figura banhada em brilho prateado descendo lentamente pelos degraus.

— Senhora Galadriel.

Nesse momento, ela segurava uma pequena caixa nas mãos, que continha terra com uma semente prateada bem no meio.

— Espero que ela possa florescer vigorosamente em outro lugar.

— Obrigado.

Aquela era a semente da árvore Mallorn.

Entregando aquela semente prateada nas mãos de Levi, Galadriel aproximou-se da bacia e declarou:

— O Espelho d'Água pode revelar-lhe o passado, o presente e o futuro que pode vir a acontecer.

— Quero tentar.

Concordou Levi. Ao virar-se, percebeu que a senhora Galadriel já segurava um frasco prateado de água, vertendo-o na bacia enquanto dizia:

— Não posso prever o que o espelho lhe mostrará, nem posso garantir que o que ele exibir venha realmente a se concretizar.

— O futuro é, por si só, etéreo e ilusório.

— Se vir algo que não consiga controlar, feche os olhos.

— Tudo se dissipará como nuvens.

— Compreendi.

Levi deu mais dois passos à frente e tornou a olhar para baixo, fitando a bacia.

A senhora Galadriel recuou dois passos, aguardando em silêncio.

Ondulações irromperam na bacia, e o espelho deixou de refletir apenas uma imagem comum, começando a se transformar.

Levi arregalou os olhos, mas tudo o que encontrou diante de si foi uma brancura vazia.

— É esse o meu futuro? Um branco absoluto, sem cor alguma.

— Isso acaso indicaria que meu futuro está completamente em branco?

Ao ouvir tais palavras, a senhora Galadriel não demonstrou grande surpresa e consolou-o:

— Isso não difere do que eu própria vi; talvez signifique apenas uma incerteza...

Antes que pudesse terminar a frase, uma voz a interrompeu subitamente.

— Não.

Corrigiu Levi:

— Não está totalmente em branco.

Ele abriu bem os olhos ao perceber que a imagem no espelho d'água sofria uma leve alteração.

Conforme a cena se afastava gradualmente, o rosto de Levi emergiu no espelho, e os dois Levis fitaram-se em silêncio, separados apenas por uma lâmina d'água.

O Levi dentro do espelho sorriu, como se acenasse em cumprimento.

O Levi na realidade sentiu um calafrio na espinha e um sobressalto no coração.

Pois o reflexo no espelho apresentava olhos vazios e totalmente brancos, emitindo vagamente um certo brilho.

— Sou eu?

— Ou seria...

— Ele (Him)?

Nota do autor: Não há "him", trata-se apenas de um pequeno ovo de Páscoa (easter egg) para o futuro.

— Fim do capítulo —