Capítulo 133: Cerco

O Vizinho Assassino Neve ao entardecer, suave e silenciosa 3349 palavras 2026-03-25 05:15:44

Grandes blocos de pedra despencaram sobre o chão, e a igreja foi imediatamente tomada por gritos. Quando a situação ainda nem havia se acalmado, uma segunda explosão veio em seguida, abrindo um rombo gigantesco na parede da igreja.

O homem que acabara de sair para cuidar dos cadáveres correu de volta, aterrorizado, pelo arco de entrada da igreja. Seus pés sequer haviam tocado os tijolos azulados quando ele arregalou os olhos e caiu no chão, com vários buracos sangrentos abertos no corpo.

Aquilo era um ataque em grande escala, completamente diferente das pequenas escaramuças de antes.

Naquele momento, Ivo sentia-se desesperado. Somando todo o tempo, fazia apenas quatro dias que chegara ao país Y, e já havia enfrentado três explosões, cada uma em uma situação completamente diferente.

O padre continuava calmo. Enquanto se desviava das pedras que despencavam, permanecia no centro do pátio, orientando a multidão em pânico a evacuar. Felizmente, as únicas partes destruídas pela explosão haviam sido a torre do sino e o depósito. Como provavelmente não havia ninguém ali naquele horário, não houve vítimas.

A maioria dos que fugiam na direção indicada pelo padre era formada por mulheres e crianças. Todos correram o mais rápido possível para o grande salão da igreja, onde haviam acabado de rezar.

Embora sentissem um medo imenso, todos mantinham a ordem. Os jovens cediam passagem aos idosos, e os saudáveis ajudavam os feridos. Não havia sequer uma pessoa egoísta entre eles. Uma cena como aquela jamais teria aparecido numa cidade grande.

Não eram apenas os civis que evacuavam. Todos os soldados em recuperação na igreja que ainda conseguiam empunhar uma arma e caminhar correram em direção às pequenas casas próximas do grande portão em arco. Seguindo os soldados em melhores condições que saíam dali, partiram para enfrentar o “inimigo externo”.

— Senhor Ivo, entre depressa e procure abrigo.

Em poucos minutos, praticamente todos os integrantes da igreja haviam entrado no templo. Só então o padre se virou e correu de volta até a entrada, dirigindo-se a Ivo.

— Não é necessário. Há algo em que eu possa ajudar?

Ivo pretendia seguir o princípio de que era melhor não se envolver em problemas desnecessários. No entanto, ao ver que todos os que buscavam abrigo eram idosos, crianças, mulheres ou feridos incapazes até de ficar de pé, sentiu que seria vergonhoso esconder-se lá dentro sendo um homem forte e saudável.

— Deus o protegerá! — disse o padre, apertando sua mão com gratidão. — Então, por favor, ajude-nos a socorrer os feridos!

Ivo aceitou. Como ainda não sabia exatamente o que deveria fazer, limitou-se a seguir o padre, entrando com ele na igreja para verificar a situação.

Lá dentro, Ivo descobriu, surpreso, que sob a lareira de mármore branco havia uma passagem secreta escondida. As freiras conduziam as pessoas para dentro dela de maneira ordenada.

Ao perguntar ao padre, soube que, como aquele lugar sofria ataques frequentes, a igreja havia construído especialmente uma fortaleza subterrânea. Ali eram armazenados alimentos e água suficientes para manter várias centenas de pessoas por um ou dois meses, além de medicamentos e materiais para aquecimento. A outra saída da passagem levava diretamente a uma pequena aldeia situada a algumas centenas de metros dali. Assim, independentemente do que acontecesse, a segurança das pessoas da igreja podia ser garantida da melhor maneira possível.

Quando todos entraram na passagem, as freiras também se dividiram em dois grupos. Uma pequena parte acompanhou a multidão e fechou a entrada por dentro. A lareira voltou então à sua posição original, sem deixar o menor vestígio de que algo havia mudado.

As demais se reuniram ao redor do padre, organizaram-se automaticamente em uma fila e recitaram em coro uma oração. Em seguida, saíram correndo com ele.

A batalha do lado de fora da igreja era extremamente brutal. Mesmo depois de mais de dez minutos de combate, os tiros não cessavam. De tempos em tempos, soldados atingidos por balas recuavam da linha de frente com expressões de dor. Pareciam condenados, mas o padre e as freiras continuavam sem desistir. Carregavam os feridos até o pátio e começavam imediatamente a tratar de seus ferimentos.

Ivo naturalmente se juntou a eles. Graças à sua força, conseguia erguer sozinho os feridos, elevando consideravelmente a eficiência do resgate.

O número de feridos aumentava sem parar, e a mão de obra da igreja começava a ficar insuficiente. Em pouco tempo, o pátio inteiro estava coberto de sangue, enquanto os gemidos ecoavam sem cessar.

Entretanto, os tiros do lado de fora do muro começaram a enfraquecer gradualmente, até cessarem por completo alguns minutos depois.

Como esperado, os dois lados haviam sofrido perdas semelhantes. O inimigo também tivera muitos feridos em pouco tempo e agora aproveitava para fazer uma breve pausa.

O padre sabia que continuar lutando daquela maneira não era solução. O inimigo estava atacando e já havia cercado a igreja. Aquela interrupção servia apenas para convocar reforços e recompor suas forças. Quanto aos defensores da igreja, cedo ou tarde seriam todos eliminados. Era necessário aproveitar aquele momento para partir rapidamente pela outra saída da passagem secreta.

Assim, o padre chamou as freiras e, carregando todos os feridos, reabriu a entrada da passagem. Do lado de fora da igreja, ficaram apenas algumas pessoas que se ofereceram voluntariamente para montar guarda, com o objetivo de confundir o inimigo.

Ivo ajudou dois feridos a entrar na fortaleza subterrânea. O local era realmente enorme, como o padre havia dito, e possuía todo tipo de suprimento. Apenas o sistema elétrico era precário; as luzes oscilavam, acendendo e apagando de maneira inquietante.

Até aquele momento, tudo transcorrera relativamente bem. Depois de acomodar os feridos, o padre abriu a porta que levava à passagem subterrânea do lado da aldeia. Contudo, por precaução, pediu que todos permanecessem onde estavam e foi sozinho verificar a saída.

Ivo naturalmente o acompanhou. E então descobriu, surpreso, que o inimigo já estava à espreita na saída da passagem, esperando como um caçador diante da armadilha. Pretendiam aguardar a retirada das pessoas da igreja para depois exterminá-las por completo.

A situação mergulhou imediatamente em uma crise. Estavam cercados por todos os lados, sob ataque pela frente e por trás. A única solução era romper o cerco.

Ao voltar à superfície, o padre contou os sobreviventes capazes de lutar. Restavam menos de cem pessoas. O inimigo, ao que tudo indicava, já havia recebido reforços e poderia lançar um novo ataque a qualquer momento.

Ivo suspirou. As coisas haviam chegado àquele ponto, e ele não podia mais continuar de braços cruzados. A derrota da igreja era apenas uma questão de tempo. Se não fizesse sua parte naquele instante e tentasse mudar o rumo da batalha, talvez nem sequer conseguisse escapar no final.

— Padre, há armas sobrando? Deixe-me ir ao campo de batalha para ajudar!

— Claro. Mas não se force. Já somos muito gratos por você ter ficado aqui em cima para nos ajudar.

O padre não conhecia a verdadeira capacidade de Ivo. Tudo o que ouvira da boca de Cloé fora uma versão resumida da história.

— Não há problema. Eu...

Ivo pretendia explicar alguma coisa, mas logo percebeu que falar mais não adiantaria. Era melhor provar tudo por meio de suas ações. Seguiu então na direção indicada pelo padre para procurar uma arma adequada.

Ao abrir o depósito, Ivo descobriu, surpreso, que a igreja armazenava muito mais armas do que imaginara. Aquilo era praticamente um pequeno arsenal. A descoberta atingia uma de suas lacunas de conhecimento: será que todas as igrejas tinham uma estrutura daquele tipo, ou apenas aquela era tão bem equipada?

Ivo examinou cuidadosamente as armas. Como esperado, a maioria era composta por armas de fogo e, aparentemente por causa da necessidade de maior poder de fogo, predominavam as submetralhadoras. Havia pouquíssimas pistolas. Para alguém acostumado a lutar com armas brancas, aquela situação era realmente péssima.

Mas ele não tinha escolha. Só podia escolher algo que soubesse usar. Já entendia muito pouco de pistolas, quanto mais daquelas armas que nunca tinha visto antes.

Por fim, seus olhos se fixaram em uma besta. O mecanismo de disparo era relativamente simples, e seu poder ainda era razoável. Ivo, porém, não sabia se uma arma daquelas seria capaz de demonstrar toda a sua eficiência na linha de frente.

Se conseguisse voltar vivo, teria de encontrar uma maneira de aprender a usar armas de fogo...

Ivo pensou que, se tivesse tido a oportunidade de aprender antes, talvez não estivesse naquela situação.

Arrepender-se não serviria para nada, e ele tampouco podia mudar o passado. Só lhe restava cerrar os dentes e ir para o campo de batalha.

O inimigo parecia não ter pressa para atacar. Era como se estivesse apreciando o espetáculo das pessoas da igreja “lutando até o fim”. A cada meia hora, ou às vezes a cada hora, lançava uma nova ofensiva, tentando consumir lentamente os sitiados.

Ivo disparou repetidamente contra a multidão do outro lado, mas não fazia a menor ideia de ter acertado alguém. Já ouvira falar de guerras e até testemunhara algumas como espectador, mas somente ao participar de uma de verdade percebeu como a sensação era completamente diferente.

Realmente, matar alguém não significava estar preparado para o campo de batalha.

Mesmo depois de superar a barreira psicológica, ele continuava sem saber absolutamente nada de tática. Desde o instante em que entrou na linha de frente carregando a besta, os soldados ao redor passaram a lançar-lhe olhares estranhos. Alguns pareciam dizer alguma coisa, mas Ivo não conseguia entender. No fim, eles apenas fecharam a boca e desistiram de falar com ele.

Sem que percebesse, a igreja já havia resistido à sexta onda de ataques. O dia se aproximava do crepúsculo, e Ivo sentia-se exausto física e mentalmente. A enorme pressão psicológica era ainda maior do que a que sentira na primeira vez que matara alguém.

O escurecer do céu não era uma boa notícia. O inimigo já não se contentava em atacar apenas à distância e, aproveitando a luz cada vez mais fraca, começou a avançar lentamente a linha de frente.

De repente, um grito de freira ecoou pelo pátio, seguido por uma rajada intensa de tiros. O som surgiu tão abruptamente que até os soldados que combatiam na linha de frente se assustaram.

Ivo percebeu que algo havia acontecido. Junto com alguns soldados, recuou depressa para o pátio da igreja e descobriu que, enquanto resistiam ao fogo inimigo, um grupo havia dado a volta pelo flanco, escalado o muro alto da igreja e iniciado um massacre.

Os cadáveres estavam amontoados no pátio. Os soldados que haviam conseguido sobreviver por pouco e recuado da linha de frente já não respiravam. Sobre seus corpos jaziam as freiras que haviam insistido em permanecer ali. Diante do ataque repentino, elas não tiveram a menor chance de reagir. Algumas sequer conseguiram gritar antes que uma bala lhes atravessasse o coração.

O grupo era formado por três homens. Em menos de um minuto, haviam matado mais de uma dúzia de pessoas, e seus rostos exibiam uma loucura sanguinária. Ao verem alguns soldados recuando da linha de frente, não demonstraram medo; pelo contrário, pareciam até excitados.

Sem dizer uma palavra, os três ergueram as submetralhadoras e abriram fogo. Os outros soldados se dispersaram, cada um procurando um abrigo para não ser atingido.

Ivo, porém, apenas sorriu levemente por dentro. No instante em que vira aqueles invasores, já havia pensado em uma maneira de lidar com eles.

Se não era bom com armas de fogo, o combate corpo a corpo certamente era seu ponto forte.

Portanto...

Esconder-se? Nem pensar!