Capítulo Noventa e Nove: Suspeitas
O irmãozinho era tão pequeno, tão frágil... Será que, se ela o tocasse, acabaria por machucá-lo?
Um lampejo de pânico surgiu nos seus grandes olhos. Inconscientemente, aproximou-se mais do colo da mãe, parecendo muito assustada.
Pei Xin’er ficou atônita por um momento, mas logo compreendeu a situação. Teve de conter o riso até sentir uma pontada no ventre, observando a filha com uma expressão um tanto peculiar, enquanto dizia suavemente: "Ling-jie, querida, não tenhas medo. O teu irmão não é tão frágil assim; ele não se quebrará só por um toque. Não acreditas? Vê só!"
Ela pegou na mãozinha da filha e, delicadamente, fez com que tocasse no rosto do irmão. Depois, juntou as mãos dos dois, para que Ling-jie pudesse sentir o corpo macio do caçula.
Ling-jie arregalou os olhos. Ao ver que o irmão continuava a dormir tranquilamente, sem se incomodar com os toques, sentiu-se aliviada. Então, segurou a mãozinha do irmão — que era menor do que a palma da sua própria mão, tão minúscula — e, de imediato, transbordou de ternura e curiosidade. Pela primeira vez na vida, o seu instinto maternal floresceu diante daquele irmãozinho.
Ao ver os filhos de mãos dadas, os olhos de Pei Xin’er encheram-se de lágrimas. A chegada daquele menino não estava nos seus planos, mas, olhando para aquela cena, percebeu que todo o esforço para protegê-lo tinha valido a pena. Filho e filha juntos formavam o símbolo da plenitude. Sentia-se imensamente satisfeita, como se a sua própria existência tivesse finalmente encontrado um propósito.
Nesse momento, Ying’er entrou com uma tigela de remédio. Ao deparar-se com aquela cena carinhosa, hesitou, olhando para a tigela nas suas mãos num impasse.
Pei Xin’er notou a sua entrada, mas não lhe deu muita importância. Contudo, a hesitação de Ying’er não passou despercebida, despertando-lhe a curiosidade.
— Ying’er, o que se passa? — perguntou.
Ying’er cerrou os dentes, aproximou-se com a tigela e disse em voz baixa:
— Senhora, o remédio está pronto.
— Remédio? Que remédio? — perguntou Pei Xin’er, surpresa.
Ying’er baixou ainda mais a voz e explicou:
— Ontem, depois de ter dado à luz, a senhora adormeceu. A Primeira Senhora chamou um médico, alegando que o seu corpo estava debilitado e que, devido ao parto difícil, era preciso evitar sequelas. O médico examinou-a e receitou este remédio. O General ordenou que Rui-niang fosse buscá-lo e que o preparássemos para a senhora.
Essa era a razão da sua hesitação. Se tivesse sido apenas uma ordem da Senhora Feng, bastaria ignorar e despejar o conteúdo. Mas, como havia também a determinação de Zhao Yutong, Ying’er não sabia se deveria descartá-lo.
Ao ouvir aquilo, Pei Xin’er ficou imóvel. Olhou para o líquido escuro na tigela e um sorriso de escárnio surgiu nos seus lábios. Afastou o olhar e disse com indiferença:
— Deita fora. Diz que o cheiro me enjoa e que não consigo beber.
Ying’er hesitou por um instante, mas apenas respondeu "sim" e retirou-se. Pouco depois, regressou de mãos vazias.
Pei Xin’er continuou encostada à cabeceira, observando os filhos, mas com o olhar perdido. O que pretendia Zhao Yutong? Ele devia saber que a Senhora Feng não tinha boas intenções; se ela tomasse aquele remédio, era bem provável que adoecesse, mesmo estando sã. Contudo, ele não se opôs à decisão da Senhora Feng, chegando a autorizar a preparação do remédio. O que estaria a tramar? Teria ele mudado de ideias a seu respeito? Teria ela deixado de lhe ser útil?
Não, isso era impossível. Aquele assunto não envolvia apenas Zhao Yutong, mas também o Imperador. A menos que o monarca pretendesse fazer as pazes com a Imperatriz Viúva, ele jamais permitiria que o General alterasse a sua estratégia... A menos, claro, que Zhao Yutong estivesse a planear trair o Imperador.
Por um momento, ela não conseguiu decifrar as intenções de Zhao Yutong e sentiu uma ponta de insegurança. Por mais cruel que ele fosse, não seria capaz de descartá-la logo após ela lhe ter dado um filho, seria?
Enquanto divagava, uma criada entrou, fez uma vénia e disse respeitosamente:
— Senhora, Quan Xing está lá fora à espera de ordens.
Pei Xin’er ficou intrigada. Intuiu que a chegada de Quan Xing estava relacionada com o remédio. Pediu à ama que levasse o menino e ordenou que Rui-niang levasse Ling-jie para que passassem mais tempo juntos. Como o bebé estava a dormir e Ling-jie estava fascinada pelo irmão, foram facilmente levados. Só então ela disse:
— Quan Xing, foi o Mestre quem te enviou?
A voz de Quan Xing soou do pátio:
— Exatamente, senhora. O Mestre enviou uma ama substituta, por precaução.
Uma ama substituta? Pei Xin’er ficou surpresa e acabou por rir.
Nas grandes casas, os herdeiros eram tratados com extrema importância. Geralmente, contratavam-se duas amas para, mais tarde, escolher a melhor. Pei Xin’er não tivera esse privilégio antes do parto, contando apenas com uma ama. A chegada repentina de uma "substituta" após o nascimento do menino era, certamente, uma medida de última hora da parte dele.
Ainda assim, havia algo estranho. Com o temperamento meticuloso de Zhao Yutong, se ele tivesse tido essa intenção, tê-lo-ia planeado muito antes, independentemente do sexo do bebé.
Ela pensou nisto, mas disse:
— Está bem, compreendo. Que a ama fique; podes retirar-te.
Quan Xing respondeu e afastou-se.
Pei Xin’er ordenou:
— Que a ama entre para que eu a veja.
Uma mulher de trinta e poucos anos entrou de cabeça baixa, caminhando com compostura até à cama. Ajoelhou-se e disse:
— A criada apresenta os seus respeitos à Senhora Pei.
Pei Xin’er ergueu o olhar. A mulher tinha um aspeto decente, vestia-se com limpeza e parecia bem treinada.
— És tu a ama que o General contratou? Qual é o teu nome e quantos anos tens? — perguntou com voz calma.
A mulher levantou ligeiramente o rosto e respondeu respeitosamente:
— Chamo-me Yunfang e tenho trinta e seis anos.
Trinta e seis anos. Era uma idade avançada para uma ama. Se fosse uma escolha deliberada, por que escolher alguém nessa idade? Ela não acreditava que Zhao Yutong tivesse cometido um erro tão básico.
Uma suspeita cruzou-lhe a mente. Olhou fixamente para a mulher e perguntou:
— O que fazias antes?
Yunfang, ainda ajoelhada, respondeu:
— Era médica na farmácia Huichuntang.
Não foram necessárias mais palavras. Pei Xin’er compreendeu imediatamente e sentiu um alívio imenso.
— Médica? Então tens conhecimentos de medicina? — perguntou, ansiosa.
Yunfang assentiu:
— O meu pai era médico e aprendi com ele desde pequena. O General, preocupado com a saúde do menino por ser prematuro, trouxe-me para ajudar a senhora a cuidar dele.
Era isso!
Aquela mulher fora escolhida por Zhao Yutong. Sendo assim, Pei Xin’er sentiu-se finalmente em paz.
— Já que é vontade do Mestre, podes ficar. Lembra-te de que foste trazida por ele e deves ser fiel ao teu senhor. Vejo que és inteligente e deves saber o destino dos traidores. Não direi mais nada: ao meu serviço, a lealdade é o que mais importa. Se fores leal, serás bem recompensada.
Yunfang respondeu com submissão, mas Pei Xin’er sentiu que ela não era uma pessoa comum.
— A propósito, disseste que sabes medicina? Sinto-me um pouco indisposta. Aproxima-te e examina-me.
Yunfang levantou-se, examinou-a cuidadosamente, tocou-lhe na testa e sentiu-lhe o pulso. Como ambas eram mulheres, não havia as restrições comuns aos médicos homens. Nas grandes famílias, devido à separação entre sexos, era difícil para os médicos homens examinarem as mulheres adequadamente. Por isso, as médicas eram essenciais para prestar apoio. Algumas, mais astutas, acabavam por adquirir conhecimentos profundos, tratando de males simples sem a necessidade de um médico.
Pei Xin’er não se espantou pelo facto de Zhao Yutong lhe ter arranjado uma médica, mas sim por ela parecer ser tão competente a ponto de se atrever a realizar um diagnóstico.